Murilo Araújo

Murilo Araújo

Murilo Araújo is one of the top influencer with 120839 audience and 1.4% engagement rate on Instagram. Check out the full profile and start to collaborate.

120.8k

AudienceAudience

1.4%

Engagement

Get in touch
list-cover
location
verifyVerified account
fast-reach-outFast reach-out capability

Niche categories

Portfolio

Standout projects making waves around the web

image
image

Murilo Araújo é jornalista, cantor e poeta, mestre em Estudos Linguísticos pela UFV. É criador do Muro Pequeno, onde explora diferentes linguagens para falar de vivências negras LGBTQIA+, afeto, cuidado, cultura e outros temas. Já discursou na sede da ONU, em Nova York, e foi um dos vencedores do Prêmio Antonieta de Barros, oferecido pelo Ministério de Direitos Humanos para jovens comunicadores negros. Foi embaixador global do YouTube no programa #CreatorsForChange em 2018, e em 2023 foi homenageado pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro com uma Moção de Louvor e Reconhecimento pelo seu trabalho como comunicador antirracista. Teremos o prazer de receber Murilo Araújo de braços abertos para a 1° Festa Literária de Ipiaú. Venha para a FLIPIAÚ! De 11 a 14 de novembro, Ipiaú será palco de experiências inesquecíveis. A FLIPIAÚ - 1ª Festa Literária de Ipiaú é uma realização da Voo Audiovisual e foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

193
image

Quem são os heróis das histórias que contamos às nossas crianças? Neste painel, vamos repensar os protagonistas das narrativas clássicas e conversar sobre como a literatura pode ser mais inclusiva, diversa e conectada com o nosso tempo. ???? ???? Espaço: O Tempo é Chegado (Casa de Euclides) ???? 14/11 às 10h30 Com Anderson Shon e Deco Lipe Mediação: Murilo Araújo A FLIPIAÚ – 1ª Festa Literária de Ipiaú é uma realização da Voo Audiovisual e foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

133
video

Que o Estado seja responsabilizado e que as famílias das vítimas sejam reparadas!!! Pelo fim da guerra contra os territórios periféricos, toda solidariedade na dor e na revolta do Alemão, da Penha, do Chapadão, do Rio de Janeiro e da população negra do Brasil. Tem que acabar!

1245
video
video

???? Escreva NM e receba vídeo completo. @contrasfluxo

1168
image
image
image
image
video
image
image
image
image
image
video
image

Agora oficialmente, vou ter o nome do MEU PAI na minha certidão de nascimento. ???????? Hoje é aniversário de 59 anos do meu pai, e faz 17 que eu não conseguia passar essa data com ele, por estar morando longe. Não me canso de dizer o quanto tem sido bonita pra mim a chance de estar mais perto da família agora que voltei a morar na Bahia, e eu quis celebrar esse marco singelo dando um passo importante que poderia ter dado em qualquer momento da vida: a primeira assinatura no pedido de reconhecimento da paternidade socioafetiva do meu pai. ???? A palavra "reconhecimento" é a mais apropriada mesmo, porque é só disso que se trata: nunca conheci outro pai que não o meu pai. Nunca me referi a ele como "pai adotivo", ou qualquer qualificação. Ele sempre e sempre foi, simplesmente, meu pai. Companheiro da minha mãe, pai dos meus irmãos, presente em todos os momentos mais importantes da minha vida, inclusive aqueles difíceis e desafiadores pra nós dois e pra nossa família. Nenhuma relação na vida me ensinou tanto quanto a relação com ele - e digo com certa tranquilidade que sei que isso é verdade pra ele também. Eu e meu pai aprendemos muito, um com o outro, sobre escuta, diálogo, reciprocidade, e sobre insistir permanentemente no amor como resposta. Permanentemente. Meus lábios sempre chamaram ele de pai, com a naturalidade de quem não precisa de documentos. Mas botar no papel hoje é também um gesto de amor e orgulho, tanto simbólico quanto concreto, de tudo que a presença dele sempre significou na minha vida. ???? É seu aniversário, pai, e sou eu quem se sente presenteado com a chance de ter o seu nome - e dos meus avós - na certidão que diz que um dia eu nasci. Dona Lolinha deve estar felizona também, de onde estiver. Te amo muito, celebro a sua vida com alegria profunda, e agradeço a Deus pela beleza e amor que regem os dias da nossa família. Como sempre e sempre: te desejo saúde, prazer, alegria e amor, e que nós sigamos juntos celebrando a vida por muitos anos ainda - agora com os documentos te reconhecendo oficialmente como o pai que eu sempre tive o privilégio de ter. Feliz ciclo novo, meu velho. Por tudo e por tanto, obrigada todos os dias.

3758
video
video

tremendo (trilogia do gesto pt. 3) #poesia

396
image

Todo dia eu tenho infinitos motivos pra desistir de tudo! Mas a minha salvação sempre chega em milésimos de segundo me resgatando para um lugar sagrado onde a minha verdade me salva! Se vocês soubessem o quanto é bom viver o amor com vocês… Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta!

253
video
video

Ainda sobre o debate em torno da identidade racial das pessoas negras pardas, mais um recorte do vídeo que publiquei sobre esse tema em 2020, tocando num ponto que sempre retorna: a questão da mestiçagem. Como falei no vídeo (disponível completo no site de vídeos longos), o primeiro conselho que eu dou é que se você realmente se interessa por essa discussão, estude na fonte certa: leia Kabengele Munanga primeiro, que é a principal referência sobre esse tema. De resto: "mestiço" não é raça, minha gente. Existem pessoas brancas mestiças, negras mestiças, pessoas mestiças de todas as identidades raciais, com traços de mestiçagem mais ou menos evidentes. E não é o próprio fato de sermos mestiços que determina os lugares raciais e sociais que nós ocupamos - porque o racismo no Brasil não é de ascendência, é de marca. Todas essas discussões são feitas por intelectuais e ativistas negros há décadas, em diversos campos de conhecimento, e felizmente temos essa teorização a nossa disposição para compreender (e enfrentar) realmente os mecanismos do racismo. Leituras revisionistas que negam esse acúmulo são atualizações das mesmas armadilhas coloniais de sempre, e só favorecem ao projeto de apagamento da negritude no Brasil. #negritude #parditude #mestiçagem

1015
video
video

???? Quer o vídeo completo? Escreva EP127 e receba o link no seu direct. @eta.nega @eta.psi @muropequeno @contrasfluxo

520